Oiiiiiiiiiiii...

OI GALERA VALEU PELA VISITA!

sábado, 10 de março de 2012

Os braços e as mãos

"Mas, somente a habilidade em encontrar a posição adequada para seus braços produz a finesse da artística expressão do bailarino, e alcança a harmonia completa para a sua dança.” (Agrippina Vaganova, Princípios básicos do ballet clássico, p. 60.)Não faz muito tempo, falei que presto atenção nos pés para aprender melhor sobre os movimentos. Dia desses, eu reassisti ao DVD de uma das minhas apresentações de dança. Por incrível que pareça, o que mais me incomodou não foram os meus passos, mas os meus braços. Não havia nem fluidez tampouco delicadeza.
Quando falamos sobre os membros superiores, há dois aspectos. Primeiro, as posições dos braços: cinco no método Royal (além do bra bas, demi-seconde e demi-bras) e três no método Vaganova (além da preparatória). Depois, os port de bras, que são os movimentos dos braços. São os mais difíceis de serem feitos com perfeição, mas são eles os mais importantes na dança.
Aurélie Dupont, Psyché, Ópera de Paris, 2011.
Não precisamos ver o restante do corpo para reconhecer uma grande bailarina. Os braços, as mãos e a cabeça dizem tudo.
No começo do estudo no ballet, aprendemos as posições, mas elas só entram nos passos um tempo depois. Os port de bras entram bem mais tarde. Eu só fui realmente estudá-los quando comecei as aulas de intermediário. Entendo a dificuldade de reunir cabeça, braços, pernas e todo o resto, mas não sei até que ponto é bom aprendermos de maneira tão espaçada. Porque daí acontece o seguinte: enquanto as pernas e os pés estão muito bem, os braços e as mãos estão completamente fora de lugar. Quem sabe fosse melhor aprender os movimentos juntos, para que o domínio de ambos caminhasse de mãos dadas.
Querem estudar os movimentos dos braços? Todo mundo poderá estudar em casa sem medo de sofrer uma lesão. Este vídeo é uma amostra do DVD Use Your Arms & Dance!, de Finis Jhung.

IDENTIDADE EM MOVIMENTO 2.0

Nenhum comentário:

Postar um comentário